quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Yoga para Todos

Texto de Patricia Reis

Yoga é uma atividade muito democrática, que independe de idade, sexo ou religião.  É indicado para todas as pessoas que buscam saúde e harmonia para mente e corpo. No livro Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia, do Dr. Danilo Maciel Carneiro, a instrutora especializada em Yoga e Ayurveda, Márcia de Luca, aponta os principais benefícios da Yoga, comprovados por pesquisas da ciência moderna:
·         Equilíbrio da produção hormonal.
·         Redução da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol.
·         Melhora do padrão de sono.
·         Fortalecimento do sistema imunológico.
·         Aumento da capacidade de concentração e criatividade.
·         Desenvolvimento de músculos, articulações, tendões e até de uma mente mais flexível.
·         Redução dos mecanismos do estresse e melhoria da qualidade de vida.

Na Yoga busca-se a autotransformação, visando o bom funcionamento do corpo e da mente. Norteada por princípios éticos, trata-se não somente de uma prática de exercícios físicos ou respiratórios e de meditação, mas de um estilo de vida que parte do indivíduo para o todo, numa relação de integração com as energias naturais. O corpo físico é visto como um templo que abriga nosso verdadeiro Eu e, portanto, precisa estar saudável. A partir dessa base de pensamento, os hábitos vão mudando, busca-se inconscientemente uma melhor alimentação, uma melhor qualidade de vida, uma melhor relação com o mundo. Os resultados logo aparecem na saúde, no controle das emoções e num corpo físico mais bonito - conseqüência natural da prática regular.

Uma aula de Yoga se inicia te trazendo para o momento presente, buscando sua concentração em você mesmo, na sua presença de corpo e alma ali onde está. Faz você prestar atenção ao que sente fisicamente e emocionalmente, um momento só seu. Cada postura realizada é com total percepção de suas limitações e possibilidades de ir além. Aprende-se que toda limitação tem infinitas possibilidades. A cada vez que se pratica, almeja-se avançar um pouquinho mais nas posturas e é incrível como o corpo responde (e o físico reflete no emocional e na saúde).

Vale lembrar que alguns exercícios de Yoga têm contraindicações e é importante que a pessoa que se interesse pela atividade passe por um médico para avaliação e converse com o professor. Os limites devem ser respeitados e podemos citar algumas restrições, conforme alerta Márcia de Luca:
  • Doenças graves de coluna vertebral (cervical, torácica ou lombar), incluindo hérnias de disco, fraturas, algumas formas avançadas de artroses e deslocamento de vértebras.
  • Artrites, inflamações agudas das articulações, com quadros de dor e limitações de movimentos.
  • Hipertensão arterial descompensada.
  • Doenças agudas ou severas que possam se agravar com a prática de exercícios físicos, a critério de um médico. 
Uma alternativa para algumas limitações é a Yogaterapia. Certamente que deve ter aval médico e ser ministrada por um especialista. É uma prática diferenciada, em grupos pequenos, em que cada aluno faz a série mais indicada para suas necessidades específicas. Favorece aqueles que possuem limitações físicas, gestantes, pessoas com problemas de coluna, articulatório, etc.

A Yoga tradicional sofreu muitas variações e adaptações aqui no Ocidente e são inúmeras as modalidades que encontramos. Os fundamentos são os mesmos, mas o foco pode mudar. As escolas e academias oferecem muitas alternativas de prática: umas mais voltadas para meditação, outras para respiração (pranayamas), outras para posturas físicas mais avançadas e ainda outras que mesclam todas ou algumas dessas. Assim, temos: Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Ashtanga Yoga, Rocket Yoga, Swasthya Yoga, Iyengar Yoga, Kundalini Yoga, dentre outras. É importante se informar nas escolas/academias de Yoga, conversar sobre suas pretensões e fazer aulas experimentais para decidir com qual modalidade você mais se identifica.     

 __/\__ Harih Ōṁ __/\__

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo. Deixe sua boa energia aqui.